Sindusfarma e Biominas assinam memorando para impulsionar Inovação na Saúde

O Sindicato da Indústria de Produtos Farmacêuticos (Sindusfarma) e a Fundação Biominas firmaram um Memorando de Entendimento com o objetivo de estabelecer uma cooperação institucional, tecnológica e de negócios para potencializar a inovação na cadeia de saúde do país, em especial na indústria farmacêutica.

Entre os projetos conjuntos destacam-se a organização de um evento internacional de inovação em 2023, com a perspectiva de tornar-se um evento anual, que reúna as iniciativas das partes na realização de eventos na área. O evento deve ser constituído como um espaço de conhecimento, estabelecimento de conexões e geração de negócios em saúde, reunindo cientistas, empreendedores, investidores, representantes de empresas, governo e demais interessados.

Sindusfarma e Biominas acreditam que a inovação é uma ferramenta poderosa para melhorar a saúde da população brasileira e mundial. Com a finalidade de cumprir este objetivo, os projetos desenvolvidos em conjunto estarão em consonância com a agenda da Rede Brasileira de Inovação Farmacêutica (RBIF).

“A parceria entre a Biominas e o Sindusfarma nasce de uma visão conjunta dos desafios e oportunidades que existem na inovação em saúde no Brasil. Assim, juntamos nossa experiência e network visando contribuir de forma efetiva para tornar o país mais inovador em saúde”, afirma Eduardo Emrich, presidente e CEO da Biominas.

“O Planejamento Estratégico do Sindusfarma prevê a nossa forte atuação nas questões de inovação de saúde e essa parceria com a Biominas é o primeiro passo efetivo que estamos dando nessa direção. A Biominas é reconhecida pela sua atuação na área de inovação em saúde, por esse motivo, temos certeza que dessa parceria surgirão frutos promissores e esperamos, efetivamente, estarmos contribuindo para a melhoria da saúde do povo brasileiro”, diz Nelson Mussolini, presidente executivo do Sindusfarma.

Além disso, Sindusfarma e Biominas realizarão atividades de inovação focadas nas demandas das empresas associadas ao Sindusfarma, como forma de difundir conceitos de inovação e aumentar a interação entre universidades, institutos de pesquisa e empresas, entre elas elaboração de estratégias de inovação, hackathons, programas de aceleração de start-ups, incubação.

Por fim, será criada e mantida uma base de dados inteligente sobre inovação em saúde no país, incluindo projetos acadêmicos promissores, patentes, start-ups, investimentos realizados, atividades de Corporate Venture Capital das empresas, alocação de recursos públicos, dentre outras.

Com esta parceria, Sindusfarma e Biominas esperam contribuir para o fortalecimento do ecossistema de inovação em saúde no Brasil e para a melhoria da qualidade de vida da população.