A Inovai, a agência de inovação de Itajubá, recebeu nos dias 3 e 4 de agosto empreendedores de 17 startups mineiras que integram a 7ª rodada do Seed MG, chamada de Seed Gov, programa de aceleração desenvolvido pelo Governo de Minas. A Inovai é polo regional do Seed MG, juntamente com Santa Rita do Sapucaí.
O grupo, que escolheu Itajubá para desenvolver os projetos, virá a Inovai a cada 15 dias. “Estamos muito felizes em receber essas startups do Seed Gov. Isso mostra o potencial de nosso ecossistema”, explicou o diretor da Inovai, Maurício de Pinho Bitencourt.
Na abertura das atividades, em 3 de agosto, o diretor de Inovação da Inovai, Carlos Vitor Rodrigues Conti, e o secretário municipal de Ciência, Tecnologia, Indústria e Comércio, José Fernando Grassi Bissacot, fizeram uma apresentação do ecossistema Itajubá HardTech.
Na sequência, as startups visitaram a Inovai, onde conheceram a INCIT (Incubadora de Empresas de Base Tecnológica de Itajubá) e algumas das empresas que integram o Programa de Incubação.
Outra atividade desenvolvida com o grupo foi um bate-papo com os empreendedores Ana Raquel Calhau, da NexAtlas; Bernardo Carvalho de Vasconcelos, da B2ML Sistemas; e Daniel Trautwein, da Solver Tecnologias. startups graduadas pela INCIT.
SEED GOV
Esta é a primeira vez que o programa do Governo de Minas acontece de forma descentralizada: além de Belo Horizonte, o Seed Gov acontece em Uberlândia, Uberaba, Viçosa, Juiz de Fora, Montes Claros, Itajubá, Santa Rita do Sapucaí e Governador Valadares.
Assim como na edição anterior, a ação prioriza projetos de soluções tecnológicas voltadas para mitigar desafios de órgãos públicos estaduais e estabelece uma relação de benefícios mútuos, pois permite que startups tenham acesso a recursos públicos, ao mesmo tempo que impulsiona a eficiência estatal e reduz a burocracia governamental.
O Seed foi um dos primeiros programas de aceleração de startups do Brasil e hoje é o maior programa de inovação aberta para o setor público do país. Nesta edição, são 110 empresas apoiadas, que recebem apoio financeiro de R$ 100 mil.