Uma missão técnica do município de Mariana e da Fundação Renova visitaram a Inovai, a agência de inovação de Itajubá, para conhecer o ecossistema Itajubá Hardtech, seus ambientes de inovação e, principalmente, o modelo de gestão da INCIT (Incubadora de Empresas de Base Tecnológica de Itajubá).
O grupo foi recebido, em 30 de maio, pelo diretor geral da Inovai, Maurício de Pinho Bitencourt. Também participou do encontro o secretário municipal de Ciências, Tecnologia, Indústria e Comércio de Itajubá, José Fernando Grassi Bissacot.
“Foi uma visita muito produtiva porque a INCIT é um dos ambientes de inovação de mais destaque em Minas Gerais, é a maior incubadora de empresas do Estado”, diz Ana Cristina de Alvarenga Lage, coordenadora de Economia e Inovação da Fundação Renova. “O objetivo da Administração Municipal de Mariana é implantar uma incubadora e buscamos por modelos bem-sucedidos, como é o caso de Itajubá”, completa.
Participaram da missão técnica: Danilo Assis, secretário de Desenvolvimento Econômico da Prefeitura Municipal de Mariana; Pedro Mól, assessor da Comissão Municipal para Assuntos Ligados a Fundação Renova (COMAR) – Mariana; Ana Cristina de Alvarenga Lage, coordenadora de Economia e Inovação da Fundação Renova; Anízio Dutra Vianna, especialista de Economia e Inovação da Fundação Renova; Virgínia Claudia Silva Lage Gonçalves, analista de Economia e Inovação da Fundação Renova; Gilzele Cássia Gonçalves Marins, técnica socioeconômica da Fundação Renova; Izabellla Pereira, analista de Relacionamento Institucional da Fundação Renova; e Renato de Aquino Faria Nunes.
A FUNDAÇÃO
A Fundação Renova é a entidade responsável pela mobilização para a reparação dos danos causados pelo rompimento da barragem de Fundão, em Mariana (MG).
Trata-se de uma organização sem fins lucrativos, resultado de um compromisso jurídico chamado Termo de Transação e Ajustamento de Conduta (TTAC). Ele define o escopo da atuação da Fundação Renova, que são os 42 programas que se desdobram nos muitos projetos que estão sendo implementados nos 670 quilômetros de área impactada ao longo do rio Doce e afluentes. As ações em curso são de longo prazo.
VISITAS
A Inovai também recebeu, em maio, gestoras da , de Delfim Moreira; do , de Curitiba/PR; e da, que veio conhecer o ambiente e divulgar o edital InovaLácteos.