A Associação Nacional de Entidades Promotoras de Empreendimentos Inovadores (Anprotec) está apoiando o Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI) no lançamento do Questionário 2023 da Pesquisa InovaData-BR. Essa iniciativa tem como objetivo impulsionar o cenário de inovação no Brasil ao fornecer insights valiosos para o desenvolvimento, integração e monitoramento dos Parques Tecnológicos brasileiros, além de suas empresas e organizações afiliadas.
A Anprotec acredita que a Pesquisa InovaData-BR representa um marco significativo na jornada do Brasil rumo à excelência em inovação. Desenvolvido com apoio técnico e metodológico do Núcleo de Tecnologias de Gestão (NTG) da Universidade Federal de Viçosa (UFV) e sob a direção do MCTI, o sistema revoluciona a forma como os dados qualitativos e quantitativos são coletados e tratados para impulsionar o ecossistema de inovação.
Além disso, a plataforma também oferece a possibilidade de identificar desafios enfrentados pelo sistema de inovação, fornecendo informações cruciais para a proposição de ações concretas que promovam a integração e sustentabilidade de todos os participantes envolvidos no processo de inovação.
A coleta de indicadores referentes a 2022 já está em andamento no MCTI-InovaData-BR. Para garantir a eficácia da plataforma, os parques tecnológicos devem atualizar suas informações de cadastro, informações gerais, empresas vinculadas e responder ao Questionário 2023, que abordará os dados do ano anterior.
É essencial destacar que o não cumprimento dessas etapas resultará na exclusão das marcas dos parques tecnológicos e de suas empresas afiliadas das páginas públicas da plataforma, prejudicando sua visibilidade e conexões no ecossistema de inovação.
Para a atualização dos dados vinculados na Plataforma, os Parques devem se atentar para as seguintes atividades, conforme o ambiente virtual:
- Atualização das informações de Cadastro do parque tecnológico (operação, planejamento, implantação).
- Atualização das Informações Gerais do parque tecnológico (operação, planejamento, implantação). As necessidades futuras de investimentos para os parques tecnológicos em planejamento e implantação devem ser feitas nesse ambiente.
- Atualização do cadastro das Empresas vinculadas ao parque (apenas para parques em estágio de operação). Nesse ambiente, os parques tecnológicos podem desligar as empresas, que não mais estejam no parque, bem como cadastrar as novas empresas. (Esse é um dos principais indicadores do parque)
- Responder ao Questionário 2023, com as informações referentes ao exercício do ano de 2022. Essa opção é apenas para parque em operação. Nesse ambiente, o parque também irá atualizar as suas necessidades futuras de investimentos.
- O Questionário virá com as informações pré-preenchidas, referentes ao ano de 2021. Assim, os parques devem ficar atentos para as atualizações necessárias, sobretudo os indicadores financeiros e aqueles relativos às empresas.
Os questionários respondidos referentes aos anos de 2017, 2018, 2019, 2020 e 2021 do Parque e da média de todos os parques tecnológicos em operação, podem ser consultados na opção Relatórios da Plataforma.
Fonte: Anprotec