Rede Mineira de Inovação realiza III Reunião Anual com associados e parceiros no tecnoPARQ, em Viçosa

A Rede Mineira de Inovação (RMI) realizou, em  12 e 13 de setembro, III Reunião Anual 2024 e sua Assembleia Geral, que elegeu a nova diretoria para o biênio 2025-2026. O evento aconteceu no o tecnoPARQ (Parque Tecnológico) da Universidade Federal de Viçosa (UFV) e contou com a presença dos representantes de ambientes de inovação de Minas Gerais, promovendo a troca de experiências e o compartilhamento de iniciativas inovadoras.

Sob a presidência da professora Adriana Ferreira de Faria, diretora Executiva do tecnoPARQ, a RMI tem se dedicado a fortalecer o ecossistema de inovação no estado, fomentando a cooperação entre incubadoras, aceleradoras, parques tecnológicos, hubs e demais ambientes de inovação de Minas. A reunião anual é uma plataforma essencial para discussões estratégicas e oportunidades de parcerias.

O evento teve início com um almoço de boas-vindas, seguido de palestras de especialistas do setor. Glaucia Anete Ferreira da Silva, do Banco de Desenvolvimento de Minas Gerais (BDMG), abordou oportunidades de financiamento para startups e empresas inovadoras. Em seguida, Tiago Paixão, da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), apresentou parcerias para inovação, ressaltando a importância do Núcleo de Inovação Tecnológica.

Também houve a apresentação de cases de sucesso de empresas residentes do tecnoPARQ, a Microbiotec e a Recombine Biotech, que demonstraram o potencial da trilha empreendedora do parque. O dia foi encerrado com um coquetel de confraternização, proporcionando um ambiente propício para networking.

ASSEMBLEIA E NOVAS PERSPECTIVAS

A manhã de sexta-feira, 13/09, começou com a Assembleia Geral da RMI, onde avanços e desafios do ecossistema de inovação foram discutidos. A nova diretoria, eleita para o biênio 2025-2026, é composta por Marco Aurélio Crocco Afonso, do Parque Tecnológico de Belo Horizonte (BH-TEC), que assumirá a presidência. O cargo de vice-presidente será ocupado por Fabrício Pablo Virgínio de Campos, da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF). A diretoria também contará com Tatiana Maria Alves Loiola Deus Silva, representando a Fundação Biominas, e Jucélia Maria Lopes Maia Roberto, da Universidade Federal de Viçosa e tecnoPARQ.

“A nossa mais profunda alegria com a realização de mais uma reunião da  RMI, desta vez, na nossa casa, o tecnoPARQ. Foram dois dias de muito aprendizado e networking”, disse Adriana Faria, presidente da rede. “Estamos passando o bastão, com imensa alegria e confiança, para o Croco, Fabrício, Tatiana e Jucélia, tecnoPARQ. O meu mais profundo agradecimento às minhas colegas de direção, nesses últimos quatro anos, Manuela, Sara, Silvana e Raquel, e o meu colega Maurício, e especialmente aos gestores dos nossos ambientes de inovação de Minas Gerais, pelo apoio e parceria! Viva a RMI”, completou.