A parceria entre a Rede Mineira de Inovação e o Sebrae Minas para o fortalecimento Ecossistemas Locais de Inovação (ELIs) por meio do programa Habitats integra a reportagem “Minas Gerais desenvolve novos hubs de inovação no interior”, publicada pelo Diário do Comércio em 27 de março.
De acordo com a analista do Sebrae Minas, Luísa Vidigal, ouvida na reportagem, para o surgimento e desenvolvimento de negócios inovadores nos territórios, é preciso criar ambientes propícios para que a inovação aconteça e gere conexão e sinergia entre esses ambientes.
Os territórios contemplados são: Montes Claros (Norte de Minas); Uberlândia e Uberaba (Triângulo Mineiro); Divinópolis (Centro-Oeste); Itajubá, Lavras e Viçosa (Zona da Mata); Alto Paraopeba (reunindo Ouro Branco, Congonhas e Conselheiro Lafaiete) e Itabira, na região Central.
“O programa incentiva a conexão por meio do compartilhamento de conhecimentos, estímulo a pesquisas e construção de parcerias. Para tanto, une pequenos empresários a parques tecnológicos, incubadoras, pré-incubadoras, aceleradoras, espaços makers e labs, hubs de inovação e coworkings, em um ambiente de aprendizagem coletiva. O objetivo é gerar valor sempre a partir de negócios de base tecnológica. Para isso, contamos com os agentes locais de inovação, que são os responsáveis por fazer essa articulação, identificar vocações e demandas”, explica Luiza Vidigal (na foto acima), no texto publicado pelo Diário do Comércio.
Leia a reportagem completa, que fala dos ecossistema de Itajubá e Lavras, neste link.