Cerimônia marcou o início da construção da nova sede do Laboratório Nacional de Astrofísica (LNA) no Parque Científico e Tecnológico de Itajubá (PCTI). Essa é a primeira pedra fundamental do PCTI e marca o início efetivo das obras da primeira instituição que será instalada no local. O evento aconteceu em 8 de julho de 2022.
Com a aprovação da FINEP, órgão financiador do Governo Federal, serão investidos um total de R$ 30 milhões na construção da nova sede do LNA. “Este é mais um braço importante para a geração de emprego e renda na nossa cidade, o que movimentará a nossa economia. É um momento de muita honra para nós. A médio prazo, toda a nossa população poderá observar isso”, disse o prefeito de Itajubá, Christian Gonçalves.
A instalação do LNA no PCTI, que já é considerado um dos maiores centros tecnológicos do Sul de Minas, reforçará ainda mais a grandiosidade do Parque. “Ter uma instituição como o LNA em nossa cidade é um grande diferencial para qualquer ecossistema de inovação e tecnologia. Dentro do PCTI, o LNA será uma instituição âncora, atraindo muitas outra iniciativas voltadas à inovação e tecnologia, podendo contar, inclusive, com prestação de serviços para instituições parceiras como a Universidade Federal e empresas incubadas e graduadas do município”, explicou o secretário municipal de Ciência, Tecnologia, Indústria e Comércio, Fernando Bissacot.
Estiveram presentes o ministro de Estado da Ciência, Tecnologia e Inovações (MCTI), Paulo César Alvim; o presidente da Financiadora de Estudos e Projetos (FINEP), Waldemar Barroso Magno Neto; o diretor do Laboratório Nacional de Astrofísica, Wagner José Corradi Barbosa; o secretário de Empreendedorismo e Inovação, José Gustavo Gontijo; o secretário executivo do MCTI, Sérgio Freitas; o reitor da Universidade Federal de Itajubá (Unifei), Edson da Costa Bortoni; o prefeito Christian Gonçalves, o vice-prefeito e secretário municipal de Saúde, Nilo Baracho, entre outras autoridades do município, estado e país.
SOBRE O LNA
O LNA funcionará na nova sede a partir de 2025 (data estimada). O novo local terá uma área construída de 6,5 mil m², três vezes maior que a sede atual, localizada no bairro Nações. A instituição federal, ligada diretamente ao MCTI, está em Itajubá há mais de 40 anos e tem como parceiros grandes redes mundiais de inovação e tecnologia na área de astrofísica como a NASA, a Corporação Estatal de Atividades Espaciais Roscosmos, agências espaciais japonesa e alemã, entre outras.
Com informações da INCIT