Parceria entre PJF e UFJF resulta em Instalação de Usina Solar Fotovoltaica no Parque Tecnológico

O Parque Científico e Tecnológico de Juiz de Fora e Região (Partec JF) da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) deu início a mais uma etapa de seu processo de operacionalização. Na última segunda-feira, 10/07, foi assinado o termo de concessão para a Instalação da Usina Solar Fotovoltaica. O acordo foi firmado entre a Prefeitura de Juiz de Fora (PJF) e a UFJF. O período de concessão será de 25 anos. A data da implantação depende das contratações e instalações por parte da PJF, que devem acontecer ainda em 2023.

A Prefeitura de Juiz de Fora viabilizará a reforma do telhado permitindo o uso do galpão do Partec onde serão instaladas as placas, a consolidação do Centro de Excelência em Energias Renováveis por meio da Reforma; subestação e troca da iluminação no módulo 2 do Partec JF no Distrito industrial e instalação das placas. No espaço da Universidade,  a eficientização da iluminação no anel viário da UFJF por luminárias LED, reduzindo os gastos com energia elétrica da UFJF.

O Partec JF vai abrigar pesquisas e desenvolvimento tecnológico em parceria com empresas, além de outras iniciativas a serem definidas oportunamente pela UFJF.  Segundo o Diretor de Inovação, Fabricio Campos, há o interesse da Universidade em instalar na área uma unidade de ensino, pesquisa, extensão, inovação, transferência de tecnologia e cultura de maneira a integrar diversas áreas de atuação da UFJF na Zona Norte de Juiz de Fora. Com isso será realizada a revitalização da construção do ambiente, construindo salas, coworking, auditórios, café, restaurantes, favorecendo para a construção de um ambiente empresarial.

“A perspectiva é tornar Juiz de Fora um Polo Nacional de Energias Renováveis, expressa em várias ações do Plano de Desenvolvimento Sustentável e Inclusivo, vinculada à Prefeitura Municipal de Juiz de Fora – PJF. Além disso, cabe destacar que a UFJF terá oportunidade de se tornar um dos poucos centros na região sudeste do Brasil com o potencial de atrair investimentos e pesquisas para o campo das energias renováveis, com especial destaque para o potencial de atração de pesquisa e produção relacionadas ao Hidrogênio Verde,” explica Campos.

O Hidrogênio verde é obtido a partir da eletrólise da água, com baixa ou nula intensidade de carbono, utilizando energias limpas e renováveis para a sua produção. A produção de energia elétrica limpa no CIEPTEC possibilitará a complementação da cadeia de produção do Hidrogênio Verde com baixo, ou nulo, impacto ambiental.

A Usina Fotovoltaica

Fabricio Campos explica que a instalação de usina fotovoltaica no ambiente do CIEPTEC contribuirá com a estratégia de zoneamento condominial, visando a consolidação do “Centro de Energias Renováveis” da Universidade Federal de Juiz de Fora. Essa iniciativa terá a capacidade de atrair de forma ampla empresas, projetos e investimentos com foco em “Zero Carbono”, “Energias Verdes” e “Sustentabilidade. “Vale ressaltar que essa abordagem já desperta interesse por parte de empresas parceiras. Com essa estratégia, a UFJF tem a oportunidade não apenas de consolidar as ações propostas no projeto do Parque, mas também de aprimorar a infraestrutura do Cieptec Norte, acelerando sua implementação e consolidação.”

A usina será instalada no telhado da principal edificação do CIEPTEC-UFJF-norte, localizado no distrito industrial, o módulo 2 do parque tecnológico de Juiz de Fora (Partec JF). A área da cobertura tem 14000 m2, com cerca de 2000 m2 de reserva técnica. Geração de Energia elétrica que vai reduzir a Conta de Energia de Iluminação do Município. O galpão é a principal edificação do CIEPTEC (Módulo 2 do Partec JF), localizado na Av. Bruno Simili, nº 47, Distrito Industrial de Juiz de Fora – MG.

O sistema que será instalado tem como característica principal um modelo de distribuição de energia solar FV com fornecimento total de 1900,8 kWp, com 3456 módulos de 550Wp, distribuídos em 12 Inversores de 125kW, dispostos em 216 arranjos, tendo assim o maior aproveitamento dos raios solares.

 

Outras informações: Centro Regional de Inovação e Transferência de Tecnologia (Critt)