O acordo de parceria entre a Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais (FAPEMIG) e a Associação Brasileira de Pesquisa e Inovação Industrial (Embrapii), divulgado no dia 28 de agosto, durante as comemorações do aniversário de 39 anos da Fundação, vai injetar em torno de R$130 milhões em iniciativas mineiras inovadoras.
Esse recurso será aplicado por meio de chamadas conjuntas entre as instituições, que ainda estão sendo desenhadas. A expectativa é contemplar temas estratégicos para Minas e apoiar Unidades Embrapii e Centros de Competência localizados no Estado, como é o caso do Centro de Competência em Hardware e Infraestrutura em Conectividade 5G e 6G.
“Nos últimos anos, o número de projetos apoiados pela FAPEMIG com foco em inovação tem sido crescente, assim como os valores destinados à área. A parceria com a Embrapii, que vai apoiar as unidades Embrapii de Minas Gerais, vai alavancar ainda mais projetos de inovação no Estado, contribuindo para a solução de desafios atuais”, destaca Carlos Arruda, presidente da FAPEMIG.
Unidades Embrapii
De acordo com Igor Manhães Nazareth, diretor de Planejamento e Relações Institucionais da Embrapii, para o credenciamento de novas unidades Embrapii é necessário aderir aos editais, quando já há recurso financeiro previsto. Esses editais selecionam propostas de grupos de pesquisas que precisam atender a quatro critérios.
O primeiro é ter infraestrutura tecnológica de ponta. O segundo é ter pessoal altamente qualificado. O terceiro critério é que o grupo de pesquisa tenha um foco específico, de forma a desenvolver pesquisas altamente especializadas. E o último critério é ter experiência no desenvolvimento de projetos de pesquisa, desenvolvimento e inovação com empresas. “Esse último critério tem sido o mais desafiador até hoje. Os pesquisadores precisam trabalhar de forma específica o desenvolvimento desse aspecto”, avalia Igor.
O que a Embrapii faz?
A Embrapii investe para gerar novos produtos, serviços e processos na indústria brasileira. Além de promover a interação entre os centros de excelência em pesquisa e a indústria, a instituição também investe no desenvolvimento tecnológico, compartilha os custos e os riscos do desenvolvimento do projeto tecnológico com os parceiros.
A Embrapii é uma Organização Social qualificada pelo Poder Público Federal que, desde 2013, apoia instituições de pesquisa tecnológica fomentando a inovação na indústria brasileira.
A organização mantém contrato de gestão com os ministérios da Ciência, Tecnologia e Inovações; da Educação; da Saúde; e da Economia.
A contratação da Embrapii parte do reconhecimento das oportunidades de exploração das sinergias entre instituições de pesquisa tecnológica e empresas industriais, em prol do fortalecimento da capacidade de inovação brasileira. Ela tem por missão apoiar instituições de pesquisa tecnológica, em selecionadas áreas de competência, para que executem projetos de desenvolvimento de pesquisa tecnológica para inovação, em cooperação com empresas do setor industrial.
A Embrapii atua por meio da cooperação com instituições de pesquisa científica e tecnológica, públicas ou privadas, tendo como foco as demandas empresariais e como alvo o compartilhamento de risco na fase pré-competitiva da inovação. Ao compartilhar riscos de projetos com as empresas, tem objetivo de estimular o setor industrial a inovar mais e com maior intensidade tecnológica para, assim, potencializar a força competitiva das empresas tanto no mercado interno como no mercado internacional.
Para mais informações sobre a iniciativa, envie um e-mail para o Fale Conosco da FAPEMIG.
Fonte: Fapemig