Durante a 35ª edição do AnproTalks, em 4/9, foi lançado o livro “A Rota do Recurso: Guia para Organizações de Apoio a Empreendimentos de Impacto”. O evento, transmitido ao vivo pelo canal da Anprotec no YouTube, reuniu os organizadores da publicação, que destacaram a relevância dessa nova iniciativa, que chega para fortalecer as organizações que atuam diretamente no apoio a negócios de impacto em todo o Brasil.
O guia, que é uma realização da Coalização pelo Impacto, conta com a Anprotec como parceira técnica e o apoio do Instituto de Cidadania Empresarial (ICE). A obra foi concebida para apoiar gestores de organizações que atuam na promoção de negócios de impacto, oferecendo um repertório abrangente de modalidades e fontes de recursos, essenciais para garantir a sustentabilidade financeira dessas organizações e maximizar o impacto positivo de suas iniciativas.
Adriana Ferreira de Faria, presidente da Anprotec, abriu o evento ressaltando a longa trajetória da Anprotec no apoio aos negócios de impacto social e ambiental no Brasil. “Historicamente, a Anprotec sempre esteve alinhada com o tema de negócios de impacto, especialmente pela capilaridade dos seus mais de 350 associados, que apoiam empreendimentos inovadores em todo o país”, destacou. Ela também lembrou a colaboração histórica entre a Anprotec e o ICE, exemplificada no Programa de Aceleração e Negócios de Impacto, que de 2015 a 2020 capacitou 45 incubadoras e aceleradoras em 17 estados, impulsionando mais de 700 empreendimentos. “Essas iniciativas reforçam nosso compromisso com o fomento ao impacto social e ambiental”, completou.
A Vice-Diretora do ICE, Ana Carolina Velasco, ressaltou o valor do conteúdo do novo livro, enfatizando que a Coalização pelo Impacto tem como missão não apenas produzir conhecimento, mas também fomentar conexões entre diferentes atores do ecossistema. “Estamos orgulhosos de lançar esse material, que está muito rico. Ele não apenas mapeia de onde vem o recurso, mas também detalha como cada tipo de recurso se adequa a diferentes instituições”, comentou Carol, destacando que o guia oferece orientações práticas que podem ajudar organizações de vários portes e perfis a alcançar uma maior sustentabilidade financeira.
A importância da capacitação e do fortalecimento das organizações de apoio também foi um ponto central na fala de Damaris Ribeiro, Coordenadora de Programas do ICE. “A Coalização pelo Impacto tem pilares fortes, como engajar o setor público e privado na agenda de impacto e fortalecer a cultura empreendedora socioambiental. Parte disso envolve apoiar organizações intermediárias – como incubadoras, aceleradoras e hubs – e criar programas que formem gestores qualificados nesses ambientes”, disse Damaris, destacando que o guia lançado hoje faz parte desse esforço maior de criar ferramentas e conhecimento para o desenvolvimento sustentável dos negócios de impacto.
Já o consultor Emanoel Querette, um dos responsáveis pela elaboração do guia, ressaltou o diferencial do material em relação às demais publicações sobre captação de recursos. “As organizações intermediárias, como incubadoras e aceleradoras, muitas vezes focam no apoio às empresas que abrigam, mas esse guia tem como foco ajudar essas organizações a olharem para si mesmas”, explicou. “Há muitos materiais sobre captação de recursos, mas poucos que abordam as necessidades específicas das organizações que apoiam os negócios de impacto”, completou Emanoel.
Ruth de Mello, também consultora do projeto, frisou a abordagem prática do material e sua aplicabilidade para os gestores. “Esse é um guia prático, voltado diretamente para gestores de entidades de apoio. Ele tem como objetivo ajudá-los a trabalhar com o planejamento e captação de recursos dentro de suas próprias organizações”, comentou Ruth, enfatizando que o planejamento orçamentário é uma questão crítica. “Cerca de ⅕ dessas organizações não faz planejamento orçamentário, e ⅓ depende de orçamentos elaborados por terceiros, na maioria das vezes seus mantenedores”, alertou.
Fonte: Anprotec