Diretoras RMI participam da Conferência Estadual de Ciência, Tecnologia e Inovação, na Fapemig

A presidente da RMI e da Anprotec, Adriana Faria, e a diretora da RMI, Sara Sousa, participaram de painéis durante a Conferência Estadual de Ciência, Tecnologia e Inovação (CECTI), realizada nos dias 4 e 5 de abril, na Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais (Fapemig), organizadora do evento.

O encontro foi uma preparação para a 5ª Conferência Nacional de Ciência, Tecnologia e Inovação (CNCTI), marcada para ocorrer de 4 a 6 de junho, em Brasília.

A CECTI visou ser um espaço de diálogo entre diversos atores da sociedade, em que se discutiu o papel da Ciência, Tecnologia e Inovação (CT&I) na região e no país e seu rumo nos próximos anos. O tema central da conferência é “Ciência, Tecnologia e Inovação para um Brasil Justo, Sustentável e Desenvolvido”.

Um os objetivos da Conferência é analisar os programas, planos e resultados da Estratégia Nacional de Ciência, Tecnologia e Inovação (ENCTI) 2016-2023, de forma que seja possível fazer recomendações para a elaboração da ENCTI 2024-2030.

O encontro teve quatro eixos temáticos: (1) Recuperação, expansão e consolidação do Sistema Nacional de Ciência, Tecnologia e Inovação; (2) Reindustrialização em novas e apoio à inovação nas empresas; (3) Ciência, tecnologia e inovação para programas e projetos estratégicos nacionais; e (4) Ciência, tecnologia e inovação para o desenvolvimento social.

Adriana Faria participou do painel “Modernização e Ampliação da Infraestrutura de CT&I: Estratégias para o fortalecimento da infraestrutura de pesquisa em Minas Gerais, incluindo Laboratórios, Centros de Inovação e Parques Tecnológicos”. Também participaram Lucas Mendes, Superintendente de Pesquisa e Tecnologia do Estado de Minas Gerais; Bruno Coelho Resende de Castro, responsável pelo Núcleo de Inovação Tecnológica da Funed; Marco Aurélio Crocco (BH-TEC), CEO do Parque Tecnológico de Belo Horizonte (BH-TEC); e Luciano Leonel Mendes, Coordenador da Câmara de Avaliação de Projetos nas Áreas de Engenharias e Arquitetura da Fapemig e de pesquisa do Projeto Brasil 6G.

Sara Sousa, coordenadora de Inovação Tecnológica na Unimontes e diretora da Incubadora de Empresas da mesma instituição, participou do painel “O papel da Ciência, Tecnologia e Inovação na Atração e Retenção de Talentos”. O painel reuniu ainda os seguintes profissionais: Carlos Henrique de Carvalho, membro do Conselho Curador da Fapemig, pró-reitor de pós-graduação da Universidade Federal de Uberlândia (UFU) e presidente do Conselho Curador da Fundação de Apoio Universitário (FAU); Sandra Regina Goulart, Reitora da UFMG; e Carlos Bork, Diretor do Centro de Inovação e Tecnologia (CIT SENAI) em Belo Horizonte e coordenador de implantação dos Institutos SENAI de Inovação.

 

Clique aqui e confira o vídeo gravado da conferência