Empresários e representantes das instituições que integram o Ecossistema Itajubá HardTech participaram, nesta segunda-feira (12/08), da apresentação da proposta de Indicação Geográfica (IG) de Serviço de Tecnologia para Itajubá, feita pelo consultor Anselmo Buss Junior.
O encontro, uma iniciativa do Sebrae Minas em parceria com a Inovai, teve como principal objetivo fornecer insights sobre como a indicação geográfica pode beneficiar as empresas de base tecnológica do município.
A Indicação Geográfica é uma ferramenta de proteção da reputação e valorização dos serviços oferecidos por uma região específica. No caso de Itajubá, essa indicação visa destacar a qualidade e a competência das empresas de tecnologia do local, fortalecendo sua posição no mercado e atraindo novos clientes.
“A Indicação Geográfica de Serviço de tecnologia para Itajubá poderá desempenhar um papel estratégico para as empresas locais e para a própria cidade. A IG é um reconhecimento oficial que associa a qualidade, reputação ou características de um produto ou serviço à sua origem geográfica”, explica Andresa Paes, gestora do Sebrae Itajubá.
Os próximos passos, de acordo com Andresa Paes, são a construção do dossiê histórico e a formação do comitê gestor. “Em seguida, vamos fazer a estruturação da IG Itajubá”, conclui.
O encontro aconteceu no auditório da Inovai, a agência de inovação de Itajubá que é responsável pela governança do ecossistema e pela gestão de quatro ambientes: a Incubadora de Base Tecnológica de Itajubá (INCIT), do Parque Científico e Tecnológico de Itajubá (PCTI), do inovaitech – Escritório de Projetos e da Intecoop (Incubadora Tecnológica de Cooperativas Populares).