Anprotec e VIRTUS-CC lançam nova capacitação para incubadoras e aceleradoras em tecnologias de sensoriamento inteligente

A Anprotec, em parceria com o Centro de Competência EMBRAPII VIRTUS (VIRTUS-CC), está lançando a segunda fase do Projeto HA.IA Deep Techs – Hub de Aceleração para Incubadoras e Aceleradoras em Plataformas de Sensoriamento Inteligente para a Indústria. O programa tem como objetivo capacitar profissionais de incubadoras e aceleradoras associadas para apoiar startups em tecnologias como Inteligência Artificial, Internet das Coisas, Big Data e Biossensores, ampliando o impacto das inovações voltadas para a indústria.

Nesta nova etapa, o HA.IA oferecerá capacitações online síncronas e assíncronas ao longo de quatro meses, certificando até 30 profissionais de 15 incubadoras e aceleradoras em todo o Brasil. Cada organização poderá indicar até dois participantes, que receberão bolsas mensais no valor de R$ 2.000,00 (para um participante) ou R$ 1.000,00 por representante (caso haja dois indicados).

Além da formação tecnológica e empreendedora, os participantes terão acesso ao ecossistema VIRTUS-CC e poderão indicar três startups para a Associação Tecnológica e para a trilha de aceleração Aceler.AI Deep Techs.

A Anprotec integra o Conselho Consultivo do VIRTUS-CC e reforça a importância do envolvimento das incubadoras e aceleradoras associadas no programa. Para participar, as organizações precisam estar adimplentes e com cadastro atualizado na plataforma InovaLink.

As inscrições estão abertas até 18 de março. Mais informações sobre critérios e etapas de adesão estão disponíveis no regulamento do programa.

Para dúvidas ou mais detalhes, entre em contato pelo e-mail: virtus-cc-acs-hub@virtus.ufcg.edu.br.

Primeira fase capacitou 49 ambientes associados à Anprotec

Projeto HA.IA Deep Techs já demonstrou seu impacto na capacitação de ambientes de inovação no Brasil. A primeira edição, realizada entre julho e novembro de 2023, certificou 145 profissionais de 49 incubadoras e aceleradoras associadas à Anprotec em 19 estados.

A iniciativa proporcionou 50 horas de aprendizado sobre temas como formação em plataformas de hardware inteligente para a indústria, automação e dados, tecnologias integradas e captação de recursos para inovação. Os participantes desenvolveram planos de ação voltados ao suporte de startups deep tech, com três iniciativas se destacando:

1º lugar: Criatec Incubadora de Empresas de Inovação Tecnológica

2º lugar: Polo Tecnológico e Criativo da UFPE – POLOTEC

3º lugar: Programa Apollo – UPF Parque – Universidade de Passo Fundo

Os vencedores serão premiados durante a 34ª Conferência Anprotec, em dezembro.

“A parceria com o VIRTUS-CC permitiu que nossos associados se capacitassem em tecnologias de ponta com foco na Indústria 4.0. O primeiro ciclo do projeto foi um sucesso, e agora ampliamos essa oportunidade com uma nova rodada de capacitações”, destacou Maíra Nobre, diretora de Redes e Associados da Anprotec.

Com a segunda fase do Projeto HA.IA, a expectativa é aprofundar ainda mais o suporte às incubadoras e aceleradoras no desenvolvimento de startups que trabalham com tecnologia de sensoriamento inteligente para a indústria.

 

Fonte: Anprotec