Vice-Presidente da RMI - Rede Mineira de Inovação em duas gestões (2010/2012 e 2014/2016), Ana Cristina de Alvarenga Lage é coordenadora de projetos estratégicos, articuladora e responsável pela formalização de alianças e parcerias com organizações, empresas, entidades púbicas e privadas e agentes de inovação desde 2014.
Também foi diretora da RMI de 2012 a 2014, coordenando e conduzindo todos os projetos da instituição, acompanhando a execução financeira, os indicadores das incubadoras em implantação e em desenvolvimento do Estado de Minas Gerais e coordenando os relacionamentos com os associados.
Graduada em Ciências Contábeis, em 2000, e pós-graduada em Administração Pública Municipal e em Design Instrucional para EaD, além de um MBA em Gestão de Habitats de Inovação, Ana Cristina frequentou o Curso de Altos Estudos do BDMG em 2004, concluindo a Extensão em Políticas Públicas.
Em 2001, iniciou como contadora na Secretaria Municipal da Fazenda da Prefeitura Municipal de Itabira/MG, atuando até 2003. Naquele ano, assumiu como Chefe da Seção de Acompanhamento de Projetos da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e Turismo, assumindo Cadeira na Diretoria Executiva do Instituto de Desenvolvimento Econômico e Social de Itabira (INDESI), permanecendo neste posto até 2007. Neste mesmo ano, e em nova fase, Ana Cristina assume como Diretora Executiva do INDESI até 2009, quando passa para a Diretoria Técnica, onde permanece até 2012, tendo sido Coordenadora da Origem Incubadora de Empresas de Base Tecnológica de Itabira, liderando as ações de fomento à cultura empreendedora e da inovação no município de Itabira.
Entre 2014 e 2016, Ana Cristina atuou voluntariamente como Consultora de Inovação da Pró Reitoria de Planejamento e Desenvolvimento da Universidade Federal de Ouro Preto, como Avaliadora Líder no Prêmio de Competitividade para Micro e Pequenas Empresas da Fundação Nacional da Qualidade, a FNQ, e como Avaliadora do Programa InovAtiva Brasil do Ministério do Desenvolvimento Indústria e Comércio, o MDIC.
Possui graduação em Engenharia Elétrica com ênfase em Telecomunicações, MBA, e especialização em Finanças. Mestrando em Engenharia da Energia.
Como engenheiro, participou de projetos e implantação de sistemas de comunicações móveis (celular) em empresas como VIVO, Oi e Motorola, na cidade de São Paulo.
Como consultor de negócios, foi gerente de Marketing na Nextel no desenvolvimento de produtos; atuou como gerente nas incubadoras de empresas de base tecnológica do Inatel e INCIT, premiadas nacionalmente.
É mentor e corresponsável pelo nascimento e crescimento de mais de 100 empresas de base tecnológica ao longo dos últimos 15 anos. Também ministra cursos nas áreas de Marketing, Finanças e Empreendedorismo, em graduação e pós-graduação.
Maurício Bitencourt é consultor da empresa Valor Consultoria Empresarial, na qual atua na elaboração de modelos de negócios, estratégias e planejamento estratégico; consultoria para formatação de plano de investimento; valuation; e elaboração de projetos de P&D&I para captação de apoio financeiro.
Advogada, especialista em Direito Público e Gestão Empresarial com Ênfase em Recursos Humanos, é gestora de Território de Inovação, atuando como gerente na Farol Incubadora de Empresas.
Atuou como agente InovAtiva certificada pelo Ministério de Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior, pelo Programa InovAtiva Brasil – programa de capacitação, mentoria e conexão para startups brasileiras). Também integrou o Comitê Gestor do SGI/Programa CEU – Caminho para Excelência UNIPAM, atuando na Coordenadoria da Qualidade pelo comitê da Gestão da Qualidade (ISO 9001:2008).
Lilian de Cássia Oliveira foi examinadora sênior do Prêmio Mineiro da Qualidade (PMQ), pelo Instituto da Qualidade e Produtividade de Minas (IQPM) e do Prêmio Nacional da Qualidade em Saneamento (PNQS), pela Associação Brasileira de Engenharia Sanitária e Ambiental (ABES), ambos utilizando o Modelo de Excelência em Gestão (MEG).
Também é integrante do Grupo de Estudos ABNT/CB-25 Regional de Minas Gerais junto à União Brasileira para a Qualidade (UBQ) e instrutora de cursos de formação gerencial e de gestão.
Coordenadora da Incubadora de Empresas de Base Tecnológica CenTev/UFV e diretora Administrativa e Financeira da Agência de Desenvolvimento de Viçosa (ADEVI). É mestranda em Administração e possui graduação em Administração e especialização em Controladoria e Finanças pela Universidade Federal de Viçosa (UFV).
Atua como coordenadora e facilitadora do Programa “Bota pra Fazer” da Endeavor na UFV e já apoiou a criação e desenvolvimento de várias empresas nascentes de base tecnológica. Foi membro da Cace Consultoria Jr. e do Programa de Educação Tutorial (PET/ADM) e já atuou também, em empresas como Banco do Brasil e Haskell.
Na Incubadora de Empresas do CenTev/UFV, foi gerente de Acompanhamento Empresarial e gerente de Projetos. Tem experiência na área de gestão da qualidade, gestão de projetos, gestão por processos, gestão da inovação e empreendedorismo de base tecnológica.
Institucional | Imprensa | Links | Contato
Av. Afonso Pena, 4000 - 3ºAndar - Cruzeiro - CEP: 30130-009 - Belo Horizonte - MG
Tel.: (31) 98634-0799 | E-mail: [email protected]